Notícias

Trending:


Hong Kong destaca 5.000 polícias para 34.º aniversário de Tiananmen

A vigilância vai ser reforçada no domingo, em torno do parque Victoria, em Causeway Bay, onde em anos anteriores foram realizadas vigílias em memória das vítimas, indicou o jornal South China Morning Post. Além de Macau, Hong Kong era o único local na China onde era tolerada a realização destas vigílias, mas nos últimos três anos as autoridades locais proibiram qualquer tipo de evento devido às medidas de segurança sanitária por causa da...


Maduro preocupado com efeitos das alterações climáticas na Venezuela

“Temos de nos preparar e aprender a viver com os fenómenos das alterações climáticas: águas torrentosas, chuvas torrenciais, secas, calorões”, disse o Presidente da Venezuela.


Quito: a primeira cidade património mundial agora é cosmopolita

Foi a primeira cidade do mundo a ser declarada Património da Humanidade pela UNESCO, em 1978, e está mais cosmopolita que nunca. Quito, assim se chama, é a capital do Equador e uma das cidades mais antigas da América Latina. Está a renascer com novos restaurantes, hotéis, e bairros onde brilha a arquitetura contemporânea.


Joe Biden tropeça e cai durante cerimónia militar nos EUA

O democrata de 80 anos caiu para a frente, apoiando-se nas mãos e nos joelhos, aparentemente por ter tropeçado num saco. O vídeo da queda tem sido bastante partilhada nas redes sociais.


JMJ vai "retirar meios" de combate aos incêndios, alerta Associação de Proteção Civil

Em causa está a alocação de meio extraordinários - em particular bombeiros - às Jornada Mundial da Juventude, que se realizam na primeira semana da agosto. Esta altura é caracterizada pelo elevado risco de incêndio.


Morte de agente da PSP: ex-fuzileiros conhecem a sentença

A leitura do acórdão do caso da morte do agente Fábio Guerra já foi adiada três vezes. Para um dos arguidos, o Ministério Público pede pelo menos 20 anos de prisão.


Estados Unidos reabrem embaixada nas Seychelles após 27 anos

Os Estados Unidos reabriram a embaixada nas Seychelles, ao fim de 27 anos sem presença diplomática nas ilhas, anunciaram na quinta-feira as autoridades norte-americanas.


Marcelo admite só ter sabido da polémica intervenção das Secretas três dias depois

O Presidente da República não se alonga no polémico tema, mas admite que António Costa só o informou sobre a intervenção do SIS três dias depois. Os serviços de informações "são do Estado, não do Governo", relembra.


Em que idade se vai poder reformar? E qual é o corte se o fizer antes?

Idade de acesso à reforma mantém-se nos 66 anos e quatro meses em 2024. E o fator de sustentabilidade das reformas antecipadas de 2023?


Marcelo diz que crise na comunicação social é "travão à democracia"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou hoje a sublinhar a grave crise financeira e económica que afeta a comunicação social, considerando que é um "travão à democracia".


Campanha eleitoral para as legislativas na Guiné-Bissau termina hoje

A campanha eleitoral para as eleições legislativas de domingo na Guiné-Bissau termina hoje, com os principais partidos a realizarem os comícios finais na capital, Bissau.


Elevador faz hoje 100 anos retomando viagens pelo monte de Santa Luzia

O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, num percurso de 650 metros, o "maior do país", volta hoje a subir e descer até ao santuário com o mesmo nome, para celebrar os 100 anos.


Polícias em protesto concentram-se junto ao aeroporto de Lisboa

A ASPP/PSP diz que as condições de trabalho dos polícias são precárias e antecipa ainda mais problemas nos aeroportos com o aumento de tráfego. “A PSP está sem capacidade de resposta nas esquadras dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro”, afirma. O movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, segundo o Instituto Nacional de Estatística, atingiu o recorde de 12,87 milhões no primeiro trimestre, mais 54,3 por cento que no mesmo período de...


Ultradireitista impede palestra sobre Holocausto na Polônia

Deputado polonês se enfureceu com fala de historiador no Instituto Histórico Alemão em Varsóvia, invadiu o palco e danificou equipamento de som. Polícia não convenceu o político a se retirar e evento foi cancelado.O Instituto Histórico Alemão em Varsóvia geralmente é um lugar de debates acadêmicos equilibrados baseados em fatos e argumentos pertinentes. Na noite […]


Neeleman recebeu para se livrar do problema? Mais revelações no caso TAP

O ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro considerou "anormal" que o Estado tenha pagado 55 milhões de euros a David Neeleman em 2020 para ele se livrar dos problemas da TAP, que ficaram para os contribuintes. Mas há mais. Fique a par dos pontos essenciais da sua audição.


Chuva e trovoada: doze distritos sob aviso amarelo

Os distritos vão estar sob aviso entre as 12:00 e as 21:00 desta sexta-feira devido à previsão de aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada.


Juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, cinco e 10 anos em relação a quinta-feira, abaixo de 3% em todos os prazos, alinhados com os da Grécia e Irlanda.


A dois meses de Lisboa ser a capital mundial da juventude católica

Com a confirmação da presença do pontífice argentino em Portugal entre 02 e 06 de agosto, a preparação deste acontecimento mundial está a envolver centenas de voluntários, cuja "máquina" está instalada na antiga Manutenção Militar, no Beato, em Lisboa. É ali que o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, comanda os diferentes setores que, desde o protocolo à logística, estão a dar corpo ao maior evento alguma vez realizado em Portugal. A JMJ é...


Moro diz que Lula ‘fere espírito republicano’ ao indicar Zanin para o STF

O senador Sérgio Moro afirmou nesta quinta-feira, 1º, que a indicação do advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, ao Supremo Tribunal Federal “fere o espírito republicano”. Para o ex-juiz da Lava Jato, que travou uma série de embates com Zanin ao longo da Operação, a escolha de um “amigo pessoal […]


Governo "finta a lei" da segurança social e não aumenta a idade da reforma nem penaliza mais as reforças antecipada

O Governo ignorou os novos dados sobre a esperança média de vida, ou seja, contornou a lei da segurança social. Os especialistas dizem que isto é bom para quem se reforma já este ano, mas pode não ser para quem pedir a reforma nos próximos.


Mulher de 29 anos morre em despiste de motociclo em Palmela

Uma mulher de 29 anos morreu esta quinta-feira na sequência de um despiste de um motociclo em Palhota, concelho de Palmela, distrito de Setúbal, adiantaram à Lusa fontes policiais.


Israelense ferida em atentado morre após 22 anos em coma

Uma israelense, ferida em um atentado a bomba em Jerusalém em 2001, foi enterrada nesta quinta-feira (1º) após ficar 22 anos em coma, segundo imagens da televisão israelense. Hannah Nachenberg tinha 31 anos quando foi ferida em um atentado suicida em 9 de agosto de 2001, que matou 15 pessoas (oito delas crianças) e feriu […]


Nem Rússia nem Ucrânia vão ganhar a guerra

O Presidente angolano afirma que o seu país está contra a invasão da Ucrânia e considera que não haverá vitória militar de qualquer das partes, pelo que é urgente realizar conversações, “antes que seja tarde”.


A velocidade máxima apanhada pelos novos radares de Lisboa

Condutor circulava a 240 km/h. Onde?


Homem é preso após roubar arma de policial e atirar contra dois agentes em SP

Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, depois de pegar a arma de um policial militar e atirar contra dois agentes da PM durante uma abordagem, em São Mateus, na zona leste de São Paulo. O armamento foi encontrado durante a tarde, em posse de outro rapaz, que não participou da […]


AGENDA PORTUGAL-Noticiário Financeiro Reuters

JUNHO 02 * Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP recebe, em audição, João Mendes, antigo Secretário de Estado das Finanças e antigo Secretário de Estado do Tesouro. 03 * Tripulação de cabine da EasyJet Portugal termina greve. 05 * Primeiro-Ministro, António Costa, realiza uma visita oficial a Angola até 6 de Junho. * Primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden,


Carlos Alexandre acusado de não acatar decisões do Tribunal da Relação

CSM diz apenas que ainda não tem os factos todos, depois da Relação o acusar de violar o acatamento de decisões dos tribunais superiores. Ivo Rosa tem contra si um processo por esse mesmo motivo.


França e Alemanha apelam à realização de novas eleições no Kosovo

Líderes da UE apelam à realização de novas eleições municípais nas cidades de maioria sérvia no norte do Kosovo para combater recrudescimento das tensões étnicas


Príncipe herdeiro da Jordânia casa-se com arquiteta saudita

Cerimónia contou com presença de líderes políticos, empresários e membros da realeza internacional


JMJ. A dois meses da chegada mantém-se expectativa sobre programa integral do Papa

Em concreto, a curiosidade reside, nomeadamente, em saber que tipo de gesto Francisco terá para com as vítimas de abuso sexual no seio da Igreja Em Portugal, mas, também, que visitas a instituições de cariz social fará durante a sua estadia em Lisboa. Essas visitas são uma tradição na JMJ. Para já, o que se sabe é que esta será a mais longa visita de um Papa a Portugal - cinco dias -, tendo o Vaticano confirmado que Francisco chegará a Lisboa no...


Kiev volta a ser alvo de ataques durante a madrugada

As forças ucranianas garantem ter abatido os mais de 30 os mísseis e drones lançados. Do outro lado do conflito, Moscovo volta a acusar Kiev de ataques a cidades russas.


Sem mestrado nem doutorado: confira detalhes do currículo de Zanin, indicado de Lula para o STF

O advogado Cristiano Zanin Martins, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), não seguiu a vida acadêmica. Ele se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1999, e depois disso não fez mestrado nem doutorado. A carreira de mais de duas décadas anos foi […]


Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da...


EUA e Taiwan assinam acordo comercial apesar de protesto chinês

O governo de Taiwan anunciou hoje, apesar das críticas da China, a assinatura de um acordo comercial para impulsionar as trocas com os Estados Unidos, ao simplificar os procedimentos nas alfândegas, investimentos e outras regras.


Volume de água desceu em 10 bacias hidrográficas em maio

Das 58 albufeiras monitorizadas - a cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira - 30 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e sete inferiores a 40%. A bacia do Barlavento algarvio, com 12,7%, apresentava no final de maio a menor quantidade de água armazenada, do global, tal como sucede há mais de um ano. A média de armazenamento para o mês de maio na bacia do Barlavento é de 74,3%, segundo...


Atuação do SIS: "Ou mentiu João Galamba ou mentiu o primeiro-ministro"

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, garante que António Costa "passou um atestado de incompetência a João Galamba e ao funcionamento do seu gabinete".


Governo quer levar o comboio a Salamanca pela Linha do Douro

Em resposta a deputados do PSD, Ministério das Infraestruturas assume que manifestou ao Governo de Espanha interesse na ligação internacional até Salamanca pela Linha do Douro.


Ministro italiano condenado a pena de prisão por insultos racistas

Roberto Calderoli foi condenado por insultos racistas contra Cécile Kyenge, a primeira ministra afrodescendente de Itália, depois de a ter comparado a um orangotango.


Queda de uma bancada de um estádio na Rússia, uma mulher morta e várias pessoas feridas

Queda de bancada na Rússia durante um jogo de futebol: uma mulher morta, quatro crianças feridas Durante um jogo de futebol juvenil em Rostov-on-Don, na Rússia, ocorreu um grave acidente que provocou a morte de uma mulher e deixou vários feridos. A tragédia ocorreu devido a fortes rajadas de vento que atingiram a bancada, provocando a sua queda repentina.


Novo ataque russo contra Kiev com mais de 30 mísseis e drones

"O terror continua em Kiev com ataques aéreos. Os terroristas estão desesperados e atacam a capital quase sem parar", indicou a administração militar, em relatório, no qual sublinhou que este é o sexto ataque aéreo contra a capital ucraniana em seis dias. De acordo com os responsáveis, as forças russas usaram uma combinação de drones (veículos aéreos não tripulados) explosivos Shahed, de fabrico iraniano, lançados de "diferentes direções", e...


Quim Barreiros abre a festa na 1.ª edição do "Santos no Tejo"

Até dia 12 de junho, vários artistas portugueses vão atuar no maior "santódromo" da capital para celebrar os Santos Populares.


Planos de saúde e segurança em preparação para maior evento organizado no país

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se entre 01 e 06 de agosto em Lisboa e são esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas, esperando-se a presença do Papa Francisco. Os planos mobilidade segurança e saúde ainda não são totalmente conhecidos, quando faltam dois meses para o encontro mundial. O ultimo balanço feito pela Fundação JMJ, a 13 de maio, dava conta de mais de 600 mil peregrinos inscritos para este...


2 de junho, Faisal decreta a abolição da escravatura na Arábia

A 2 de junho de 1963, o príncipe regente Faisal decreta a abolição da escravatura na Arábia, num dos poucos países do mundo onde esta exploração humana persistia. Hoje, Portugal, o primeiro país do mundo a acabar com a servidão, assinala esse facto. Hoje é dia de recordar o fim da escravatura na Arábia Saudita, um dos derradeiros mentores da explor...


Senegal. Violência após condenação de opositor faz pelo menos nove mortos

Nove pessoas morreram na quinta-feira no Senegal, em resultado da violência que eclodiu após a condenação a dois anos de prisão do líder da oposição Ousmane Sonko, disse o ministro do Interior, Antoine Diome.


Hoje nas notícias: IRS, lista negra e sondagens

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.


Homem despido sobe ao altar do Vaticano para contestar guerra na Ucrânia

O homem teria escrito um apelo nas costas para que as crianças ucranianas fossem salvas.


Apoio a vítimas de assédio no Ensino Superior em debate no Parlamento

Em debate estão quatro projetos de lei do Bloco de Esquerda, do Livre, do PAN e do Chega. Na proposta do Bloco, um dos objetivos é punir com uma pena de até três anos de prisão quem cometer o crime de assédio sexual qualificado. O debate acontece dois dias depois de o Governo ter anunciado a criação de uma comissão que vai definir uma estratégia de prevenção do assédio nas universidades e politécnicos, na sequência de denúncias em várias...


Biden saúda aprovação no Senado de acordo sobre aumento do teto da dívida

O presidente dos Estados Unidos saudou a aprovação pelo Senado, controlado pelos democratas, do aumento do teto da dívida e disse esperar assinar o acordo "o mais rápido possível".


Preto no Branco: Costa e Galamba dizem o mesmo sobre a noite de 26 para 27 de abril?

Este episódio do quarto andar do ministério das infraestruturas continua com várias pontas soltas. Nas respostas ao PSD, António Costa diz que falou com o ministro na noite de 26 para 27, Galamba começou por dizer que o primeiro-ministro não atendeu o telefone naquela noite, estava a conduzir. Recorda-se?


Mais de um ano depois da morte de Fábio Guerra, onde anda Clóvis Abreu?

Há uma pergunta para a qual a Polícia Judiciária ainda não tem resposta: onde está Clóvis Abreu? Porque há dois homens no banco dos réus, mas falta um terceiro suspeito da morte do agente Fábio Guerra. Mais de um ano depois do crime, Clóvis continua a monte.