O chefe de Estado ofereceu as suas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais, assegurando que Kyiv fará "o possível para acelerar o fornecimento de mais sistemas de defesa aérea de melhor qualidade".
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque levado a cabo pelas forças russas em Dnipro, que matou pelo menos duas pessoas e feriu outras 30, entre elas duas crianças de três e cinco anos, esta sexta-feira.
“Durante o dia, recebi informações da situação na cidade de Dnipro e da eliminação das consequências de outro ataque. É uma atrocidade pura: um míssil russo contra um hospital e uma clínica veterinária. Criaturas absolutamente doentes”, começou por dizer o chefe de Estado, no seu habitual discurso noturno.
O responsável ofereceu ainda as suas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais, assegurando que Kyiv fará “o possível para acelerar o fornecimento de mais sistemas de defesa aérea de melhor qualidade”.
“Durante esta semana, também fizemos progressos substanciais no que diz respeito ao fornecimento de aeronaves modernas para a Ucrânia, que se tornarão um componente chave da nossa defesa. Estamos a mover-nos mais rápido na modernização da defesa do que poderíamos prever há seis meses”, complementou.
Zelensky salientou ainda a ação das tropas ucranianas no Donbass, onde “cada altura ocupada pelas nossas forças são argumentos renovados para o mundo de que a Ucrânia pode vencer”.
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 8.895 civis desde o início da guerra e 15.117 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.
Leia Também: Um morto e 15 feridos em ataque russo a clínica em Dnipro
Seja sempre o primeiro a saber.Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS
2023-05-26T21:48:40Z dg43tfdfdgfd