NO “DIA DA RAçA” DO ERGUE-TE E DE UMA CONCENTRAçãO NACIONALISTA, ALCINDO MONTEIRO E OUTRAS VíTIMAS DE RACISMO SãO HOMENAGEADAS EM LISBOA

Frente Anti Racista organiza manifestação que vai partir do ponto exato onde Alcindo Monteiro foi morto à pancada por skinheads portugueses. Outras vítimas do que consideram “racismo estrutural” também serão lembradas numa manifestação quer terminará no Largo do Carmo. Mas a meio quilómetro de distância, e com uma diferença de uma hora, há outra manifestação, a dos nacionalistas do Ergue-te. Polícias não esperam distúrbios mas estarão “atentas”

Vinte e oito anos depois de ter sido espancado até à morte numa rua do Bairro Alto, em Lisboa, Alcindo Monteiro vai ser alvo de uma homenagem da Frente Anti Racista. A manifestação parte do número 19 da Rua Garrett, onde Alcindo morreu às mãos de um grupo de skinheads que se tinha juntado para celebrar o 10 de junho, o “dia da raça” na narrativa do Estado Novo que caiu no 25 de abril. Alcindo foi assassinado por um único motivo: era negro.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

2023-06-09T15:05:21Z dg43tfdfdgfd